Uma das questões que se discute na investigação em aquisição e aprendizagem de fala L2 é como e se a perceção melhora a produção, se as duas trabalham em conjunto, ou se cada uma das duas funciona independentemente da outra. Para ajudar a responder a esta questão, o nosso projeto avalia o peso relativo e o efeito de cada modalidade de treino nas fases iniciais da aprendizagem da fala em português L2, relacionado a performance dos aprendentes com características cognitivas individuais.
Questões de investigação
- Existe interação entre produção e perceção na aprendizagem da fala em L2?
- Qual é o papel do treino preceptivo e/ou de produção na aprendizagem da fala em L2?
- A aprendizagem da fala em L2 é mediada por fatores cognitivos?
Inovação teórica e metodológica
O projeto ProPerL2 é um projeto exploratório que pretende colocar em evidência vários aspetos que, integrados, são teórica e metodologicamente inovadores, nomeadamente porque:
(i) Se centra-se num par de línguas pouco estudado – Inglês L1 e Português L2;
(ii) Explora o efeito de três condições complementares de treino (perceção, produção e perceção e produção) na aprendizagem da fala em L2;
(iii) Testa o efeito mediador de fatores cognitivos (memória de trabalho fonológica e discriminação auditiva) na aprendizagem da fala em L2;
(iv) Será executado totalmente online.
O potencial para avanços teóricos e metodológicos implica a recolha de novos dados, com novas condições, sobre a natureza do processo de aprendizagem da fala em L2 e tem implicações para as práticas de ensino e aprendizagem de língua não-materna.
Importa, por isso, realçar que os resultados deste projeto poderão ajudar a desenvolver tecnologia de reconhecimento de fala e inteligência artificial com fala não-nativa. Nesse sentido, o projeto dá um primeiro passo no sentido de ajudar a desenvolver um programa de treino com feedback tanto nas modalidades de produção como de perceção. Isso requer tecnologia que já existe outras línguas, como o inglês ou espanhol, mas não para português europeu.